Skip to content

Associe-se!

Juventutem Niterói está formado por jovens da Arquidiocese de Niterói ou de circunscrições eclesiásticas vizinhas — nomeadamente a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e as outras circunscrições da Província Eclesiástica de Niterói — que têm especial atração pela Santa Missa na forma extraordinária do Rito Romano. Juventutem consiste principalmente de jovens católicos geralmentre entre os 16 e os 36 anos.

Àqueles jovens interessados em associar-se ao nosso grupo, recomendamos que leiam a Carta (disponível em inglês e francês atualmente) da Federação Internacional Juventutem, que congrega os grupos de Juventutem ao redor do mundo. Algumas informações importantes são as seguintes:

  • O Santo Sacrifício da Missa, celebrado de acordo com o Missal Romano tal como revisado pelo Beato João XXIII, tem um papel central na atividade de Juventutem. Os jovens membros de Juventutem quererão participar freqüente e piedosamente da Santa Missa e ficarão felizes em ajudar outros jovens a descobrir as riquezas do Missal de São Pio V.
  • Na espiritualidade de Juventutem, têm lugar destacado as devoções à Santíssima Eucaristia, à Virgem Nossa Senhora e ao Vigário de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Romano Pontífice. Os membros de Juventutem são profundamente unidos ao Chefe visível da Igreja, o Papa, Sucessor de São Pedro.
  • Bom humor, alegria e caridade fraterna devem inspirar o comportamento dos membros de Juventutem. A amizade entre os membros ajudará efetiva e eloqüentemente em sua santificação. Por meio do bom exemplo, da oração e da amizade, os membros devem se ajudar mutuamente na prática das virtudes da fé, esperança, caridade, prudência, fortaleza, justiça, temperança, santa pureza, etc.
  • Sendo objetivo de Juventutem a santificação da juventude, há três compromissos que os membros de Juventuem assumem para ajudar a alcançar este objetivo:

a) todos os dias: rezar pela santificação da juventude e especialmente pelos membros de Juventutem, recitando o Salmo 42 “Judica me Deus” ou outra oração de sua preferência (como o Pai Nosso ou a Ave Maria);

b) toda semana: entrar pelo menos uma vez, ainda que brevemente, em uma igreja ou oratório para adorar Nosso Senhor Jesus Cristo presente no tabernáculo;

c) todo ano: pelo menos uma vez assistir a Santa Missa no rito tradicional, confessar-se e participar de alguma atividade de Juventutem.

  • Após ler e concordar com a Carta da Federação Internacional Juventutem, sentindo identificação com os ideais de Juventutem, pedimos que o candidato escreva um email com o assunto “Inscrição – Juventutem Niterói” para juventutemniteroi@gmail.com informando: a) Nome completo; b) Email; c) Data de Nascimento; d) Telefone; e) Endereço. Confirmada a admissão, o novo membro receberá um certificado na reunião seguinte de Juventutem Niterói.
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: