Skip to content

Juventutem Niterói deseja a todos um ano novo abençoado!

29/12/2011

Salve Maria!

Desejando um ano de 2012 abençoado, lembramos a todos de que, no dia primeiro de janeiro, domingo, teremos a Santa Missa na forma extraordinária às 10h, na Ponta da Areia. No primeiro dia do ano, o calendário romano tradicional celebra a Festa da Circuncisão do Senhor.

Conforme explica Dom Gaspar Lefebvre, OSB, em seu Missal Quotidiano:

A liturgia deste dia celebra três festas. A primeira é a que os antigos sacramentários designavam sob o título de Oitava do Senhor. É, realmente, na sua maior parte, uma missa de oitava a missa celebrada hoje.

Celebrava-se outrora na basílica de Santa Maria Maior uma segunda missa em honra da Mãe de Deus. Resta dela um vestígio nas orações da missa, retiradas da missa votiva de Nossa Senhora. São particulamente belas as antífonas de vésperas e a preferência por elas dadas à Santíssima Virgem revela a delicada atenção da Igreja em reconhecer quanto deve à mãe do Senhor.

Finalmente a terceira festa é a da Circuncisão, celebrada desde o século VI. Moisés impunha este rito de purificação a todos os varões israelitas no oitavo dia depois do nascimento. Era uma figura do batismo pelo qual o homem havia de ser espiritualmente circuncidado “pela extirpação dos vícios, e julgado digno do olhar do Senhor” (Santo Ambrósio).

Oremus pro invicem!

Anúncios

From → Uncategorized

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: